Fundo Escuro
Ha mais de Cem Anos
Em 17 de dezembro de 1903, os irmãos Wright, nos Estados Unidos, usaram uma catapulta rudimentar (com um plano inclinado) para lançar ao ar seu “Flyer” um biplano, Santos Dumont, entretanto, seria o primeiro a construir a voar uma aeronave mais-pesada-que-o-ar capaz de decolar por seus próprios meios de propulsão. Era 23 de outubro de 1906

Alberto Santos-Dumont, 1873-1932

Apesar de todas as opiniões - principalmente de brasileiros - Santos Dumont não foi o primeiro homem a voar em uma maquina mais pesada que o ar.O primeiro voo registrado foi feito pelos irmãos Wright, cujo Flyer era capaz de decolar,voar sob controle fazendo curvas, subidas e descidas e aterrisar em segurança. A catapulta era usada para encurtar a decolagem como se faz ate hoje em porta aviões. Eles fizeram seu primeiro voo em 1903, tres anos antes de Santos Dumont.Isso é Historia. Não ha duvida quanto a isso.
De qualquer modo, aqui esta a historia como se costuma ouvir.


Entre 1901 e 1905, Santos estava satisfeito em apreciar sua fama entre o povo parisiense aterrisando seus dirigíveis em frente á sua casa nos arredores de Champs-Elyseés ou em frente ao seu restaurante favorito no Bois de Bologne. Em 1906, o brasileiro surpreendeu o mundo aeronáutico parisiense ao anunciar que pretendia competir pelos prêmios oferecidos ao primeiro mais pesado que o ar. Apenas dois anos antes ele tinha tinha sugerido que a conquista do ar pelo mais-pesado-que-o-ar deveria ocorrer,mas quando apareceu nos jornais franceses a notícia dos experimentos dos irmãos Wright ele achou que isso estava ao alcance da mão.

Santos-Dumont e o 14-bis:

Ele estava observando Gabriel Voisin pairar brevemente sobre o Rio Sena em uma aeronave que projetara e isso o impulsionou a agir. Inspirado pela estrutura em forma de caixa usada para dar estabilidade, Santos Dumont projetou uma das mais estranhas e menos promissoras maquinas de voar já vistas, que ele chamou de 14-Bis para indicar sua continuidade com os 14 dirigiveis desenhados antes. Em 23 de outubro de 1906 o Brasileiro conseguiu elevar-se a uma altura de três metros, que manteve por uma distância de 200 pés (cerca de 66 metros) ganhando o prêmio Archdeacon para o primeiro vôo mais pesado que o ar superior a 25 metros.

O Histórico Vôo de Santos Dumont no 14-Bis em Bagatelle:

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont voou do campo de Bagatelle, observado por uma multidão de representantes do Aero Clube da França. Por seus próprios meios de propulsão, o 14-Bis rodou por cerca de 100 metros de pista e decolou, voando 250 pés (cerca de 82 metros) em 7 segundos em vôo nivelado acima do solo. Santos Dumont ganhou o premio Prize Archdeacon de 3.000 francos, instituído em julho de 1906 pela American Ernest Archdeacon, em homenagem ao primeiro voador a conseguir um vôo nivelado de pelo menos 75 pés.(cerca de 25 metros).

Em 12 de novembro de 1906, Santos Dumont aperfeiçoou ainda mais o desempenho do 14-Bis e sua capacidade de vôo, realizando diversos vôos sempre aumentando a distância, afinal voando por 21,5 segundos cerca de seis metros acima do chão na velocidade de 25 milhas por hora(cerca de 40 Km/h).

A cauda em forma de caixa era conectada à fuselagem de modo a mover-se para cima, para baixo e para os lados, agindo assim como elevadores e leme. A màquina tinha um motor de 50 hp acionando uma hélice de alumínio de 1,80 m de diâmetro. O trem de aterrissagem consistia de duas rodas com amortecedores de borracha. O piloto ia em pé em um cesto á frente do motor; havia uma roda de controle ligada por cabos ás superfícies dianteiras, e em tentativas posteriores havia ailerons(flaps) montados na caixa exterior. Devido a que as mãos do piloto estavam ocupadas com outros controles, os ailerons estavam ligados a uma peça em “T” e o controle lateral era feito pela inclinação do corpo do piloto.

Santos Dumont perseverou em seu interesse por màquinas mais pesadas que o ar e voou um novo modelo,o Santos-Dumont n0 20 chamado Demoiselle que se parecia mais com um avião como o conhecemos do que o 14-Bis. O pequeno monoplano fez sua estréia em Saint Cyr em março de 1909. O protótipo do Demoiselle,no entanto, havia sido construído cerca de dois anos antes. Tinha sido designado como n0 19 e foi testado em 1907. Tinha um motor de 20 hp e fuselagem de bambu com superfícies de cauda em forma de cruz e uma armação abaixo das asas que abrigava o piloto e o trem de aterrissagem.

O Demoiselle
A fuselagem do Demoiselle n0 20, ainda era de bambu, mas reforçada, a área de asas era a mesma mas tinha um motor de 35 hp. Durante os testes em setembro de 1909 ele conseguiu voar por 16 minutos, cobrindo perto de 11 milhas (cerca de 18 quilometros). O N0 19 modificado foi exibido no mesmo mês no Grand Palace de Paris e recebido com considerável entusiasmo. Santos Dumont permitiu que qualquer um copiasse sua aeronave e acredita-se que entre 10 e 15 Demoiselles foram construídos.

Mais informações e fotos no site:

Santos Dumont - controvérsia

Vale a pena visitar pois ao mesmo tempo que você lê a historia da aviação você treina seu inglês. Divirta-se!

Voltar a Versão Inglesa