Neste
século 21 as empresas estarão procurando por líderes com mais
do que o simples conhecimento técnico.
O novo líder deve ser, além de capaz de lidar com pessoas, uma
pessoa responsável. Você pode achar que tem sido sempre
assim, mas tem algo mais. Só pense nisto: quando dizem “pessoa
responsável” significa que a vida privada do líder deve
ser cristalinamente clara sem nada a esconder ou de que se
envergonhar.
É cada vez mais exigido dos líderes que sejam um modelo de
comportamento.
Não há nada mais desmotivador do que ver aquele que deveria ser
o guia comportando-se de maneira inescrupulosa ou ofendendo as
pessoas.
Há uma exigência àqueles em posição de comando que vivam sua
vida diária, sua vida particular e pública de modo distinto.
Esta chegando o tempo em que as empresas vão só procurar
”verdadeiros líderes”, que irão liderar com dignidade e
integridade para construir um futuro melhor para ambos, a empresa
e as pessoas que trabalham nela.
Em poucas palavras: precisaremos de pessoas com credibilidade. A
única moeda que comprará uma vaga para um candidato será a
credibilidade.
Credibilidade de discurso, credibilidade de pensamento,
credibilidade de ação, credibilidade de exemplo. Não só no
escritório, mas também em sua vida privada.
Deste modo quando as pessoas que trabalham na empresa tem
credibilidade, a empresa também terá. Uma coisa vem direto
da outra.
As pessoas estão cansadas de enganos, da não manutenção dos
prazos combinados, de fazerem tudo errado como muitas empresas
ainda fazem. Elas são meio burras porque estão jogando no lixo
seus preciosos clientes.
Parece impossível? Você está consciente do que ocorre ao seu
redor?
Preste atenção porque já esta acontecendo.
Credibilidade é a moeda da liderança do futuro e pessoas sem
credibilidade estarão fora do mercado de trabalho, pelo menos em
posições de liderança.
A propósito, um comandante militar precisa ser respeitado por sua
tropa, e o melhor meio de conseguir isso é ser um líder confiável.
Os homens não vão obedecer a um líder fraco, alguém em quem
eles não possam acreditar. Nas empresas o processo é mais ou
menos o mesmo.
E quanto a você?
Você é uma pessoa de credibilidade? Se não for você pode
mudar, não pode?
|