Em 17 de dezembro de 1903, os irmãos Wright, nos Estados Unidos, usaram uma catapulta rudimentar (com um plano inclinado) para lançar ao ar seu “Flyer” um biplano, Santos Dumont, entretanto, seria o primeiro a construir a voar uma aeronave mais-pesada-que-o-ar capaz de decolar por seus próprios meios de propulsão. Era 23 de outubro de 1906 |
Alberto Santos-Dumont, 1873-1932
Apesar de todas as opiniões - principalmente
de brasileiros - Santos Dumont não foi o primeiro homem a voar
em uma maquina mais pesada que o ar.O primeiro voo registrado foi
feito pelos irmãos Wright, cujo Flyer era capaz de decolar,voar sob
controle fazendo curvas, subidas e descidas e aterrisar em segurança.
A catapulta era usada para encurtar a decolagem como se faz ate hoje
em porta aviões. Eles fizeram seu primeiro voo em 1903, tres anos
antes de Santos Dumont.Isso é Historia. Não ha duvida quanto a isso. Santos-Dumont e o 14-bis: Ele estava observando Gabriel Voisin pairar brevemente sobre o Rio Sena em uma aeronave que projetara e isso o impulsionou a agir. Inspirado pela estrutura em forma de caixa usada para dar estabilidade, Santos Dumont projetou uma das mais estranhas e menos promissoras maquinas de voar já vistas, que ele chamou de 14-Bis para indicar sua continuidade com os 14 dirigiveis desenhados antes. Em 23 de outubro de 1906 o Brasileiro conseguiu elevar-se a uma altura de três metros, que manteve por uma distância de 200 pés (cerca de 66 metros) ganhando o prêmio Archdeacon para o primeiro vôo mais pesado que o ar superior a 25 metros. O Histórico Vôo de Santos Dumont
no 14-Bis em Bagatelle: Em 12 de novembro de 1906, Santos Dumont aperfeiçoou ainda mais o desempenho do 14-Bis e sua capacidade de vôo, realizando diversos vôos sempre aumentando a distância, afinal voando por 21,5 segundos cerca de seis metros acima do chão na velocidade de 25 milhas por hora(cerca de 40 Km/h). A cauda em forma de caixa era conectada
à fuselagem de
modo a mover-se para cima, para baixo e para os lados, agindo assim como elevadores e leme. A
màquina tinha um motor de 50 hp
acionando uma hélice de
alumínio de 1,80 m de diâmetro. O trem de aterrissagem consistia de duas rodas
com amortecedores de borracha. O piloto ia em pé em um cesto á frente do motor;
havia uma roda de controle ligada por cabos ás superfícies dianteiras, e em
tentativas posteriores havia ailerons(flaps) montados na caixa exterior. Devido
a que as mãos do piloto estavam ocupadas com outros controles, os ailerons
estavam ligados a uma peça em “T” e o controle lateral era feito pela
inclinação do corpo do piloto. |
A fuselagem do Demoiselle n0 20, ainda era de bambu, mas reforçada, a área de asas era a mesma mas tinha um motor de 35 hp. Durante os testes em setembro de 1909 ele conseguiu voar por 16 minutos, cobrindo perto de 11 milhas (cerca de 18 quilometros). O N0 19 modificado foi exibido no mesmo mês no Grand Palace de Paris e recebido com considerável entusiasmo. Santos Dumont permitiu que qualquer um copiasse sua aeronave e acredita-se que entre 10 e 15 Demoiselles foram construídos. |
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